sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salma Mogames no MAV

MOSTRA DE PINTURA DA ARTISTA  JACAREIENSE
SALMA MOGANES
Salma Moganes nasceu em Jacareí na década de 20, estudou na Escolas de Belas de São Paulo onde se formou em 1949.Sua apresentação como pintora profissional aconteceu no Club HOMS em 22 de maio de 1952.
Apadrinhada por membros de destaque da colônia sírio-libanesa , Salma apresentou a tela
'Cena Árabe”, excepcional trabalho de composição e uso de cores.
O evento contou com a presença de 1.200 convidados, projetando a artista no cenário artístico  de São Paulo.A artista passou a ser a retratista das famílias da alta sociedade de então.

Figuras históricas importantes como Di Cavalcanti,Volpi,Guilherme de Almeida faziam parte do seu
círculo social.A sua história está misturada à história da vida artística de São Paulo nos anos 50 e 60.
Salma foi ilustradora de livros e jornais, pintou murais em sua cidade .Viajava com perfeição técnica nos temas mais variados  sempre evoluindo em estilo não se fixou no academicismo clássico como grande parte dos artistas de cidades pequenas .
Salma é uma mulher que viveu muito além do seu tempo, suas telas mostram temas de uma contemporaneidade surpreendente, exemplo disso são os trabalhos que representam de forma pungente e atual a situação de guerras no Oriente.
Continuou trabalhando até a década de 70 quando problemas de saúde e familiares começaram a impedir sua produção.
Hoje a artista de 85 anos vive em São Paulo.

A realização dessa mostra  será a oportunidade da cidade de Jacareí recuperar um importante patrimônio artístico e fazer justiça a uma grande artista local praticamente desconhecida em sua cidade natal.
Paula França (curadora)

Nenhum comentário: